terça-feira, 24 de setembro de 2013

O PRIMEIRO PASSO É AGORA


              Você vai passar grande parte da sua vida "resolvendo" sua questão financeira. Em vez de adiar essa decisão, dê o primeiro passo agora fazendo uma planilha para acompanhar suas finanças. 
A partir dessa atitude você terá tranquilidade para uma organização maior - inclusive nas questões afetivas, profissionais etc

Vamos montar uma planilha:

Ter uma planilha corresponde a ter um plano de vida - É o primeiro passo para deixar de ser pobre e usar o dinheiro a seu favor.

No alto tem: ganhos com os quais vocês vão passar o mês:
Salário ...... retirando impostos e retirando 10% que deverá ser reservado.
Despesas
Primeiro grupo: são aquelas que vocês precisam para viver – são imprescindíveis:
Aluguel, condomínio, alimentação, condução ...

Segundo grupo: podem ser adiadas em caso de necessidade – são especiais:
Saídas, chope, festas, viagens de lazer, presentes ...

Terceiro grupo: cartão de crédito, empréstimos, dívidas, tudo que gera juros.
- É necessário que se destaque quanto de juros está sendo pago e quanto isso corresponde percentualmente ao que você ganha, (quantos por centro do seu salário está servindo para pagar juros)
- O dinheiro que o banco coloca disponível sem maiores burocracia é o dinheiro mais caro – é o que mais dá lucro para o banco. Entretanto se você juntar toda a sua dívida e negociar um empréstimo junto ao gerente, com certeza sairá mais barato. Não deixe de ir a outros bancos. Cada um tem um jeito de cobrar. Seja exigente. Não há nenhum valor em fazer papel de idiota na frente de um gerente, aceitando o que está mais fácil, sem saber o que o concorrente tem para oferecer.
Não se deixe enganar pelas palavras, peça demonstração de valores.

Ponto de equilíbrio: Sempre é preciso guardar uma parte do que for ganho. Comece guardando os 10% no início do mês, não espere chegar ao fim do mês porque não sobrará. 
- Use esse dinheiro para aproveitar ofertas como é comum nos mercados, liquidações e em lojas. Faça pagamentos à vista, em dinheiro, e consiga sempre um desconto de 5% a 10%, ou até mais.

- De imediato você adquire o poder de agir, em vez de deixar esse poder nas mãos de terceiros. Com a continuidade você terá autonomia, autoconfiança e poder nas mãos. Se não estiver conseguindo, pesquise o motivo. Vá fundo para entender a falta de motivação, o medo do insucesso, a ridicularização desse planejamento e de outros que evita o compromisso, o boicote que vai aparecer como esquecimento, descrença etc. Anote cada dificuldade e cada comentário que surgir para sua análise posterior.

Você passa a maior parte do tempo para ganhar o seu salário, que você trata mal, gastando-o de qualquer jeito e o desclassifica, chamando-o de “merreca”, “faça-me rir” e outras coisas. Essa atitude aparentemente  engraçada, que parece uma crítica a quem lhe paga, é somente uma maneira de se ridicularizar e não enfrentar a sua realidade.

- Aceito sugestões e críticas ... tô esperando.

2 comentários:

  1. "Gostei das dicas e já imprimi minha planilha. Eu devo anotar tudo? Até mesmo se eu comprar uma barra de chocolate? Eu costumo manter uma agenda só para grampear tudo o que é nota fiscal de coisas que compro. Chego em casa e grampeio a nota na data referente. Depois disso eu não faço mais nada! rsrsrs Depois de ler o texto, fiquei achando que isso de guardar a nota é uma grande besteira. Você acha válido eu manter isso junto com a planilha? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fui lendo seu texto e achando que vc já entendeu como deve levar a planilha. Vai fazendo anotações à medida que for fazendo as despesas, porque com isso já poderá verificar o que está acontecendo em vez de ficar olhando pra traz depois do "leite derramado". O objetivo da planilha é justamente te ajudar a ter um controle sobre os gastos. Obrigado e volte sempre ...

    ResponderExcluir